quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Paraty em foco 2011


A sétima edição do Paraty em Foco vem com o tema  #FUTURO,  numa deliberada formatação twitiana (que vem do twiter) aproximando um mundo de imagens que sacramentam o digital como meio de produção, difusão e como linguagem. Conceitos de hoje e de amanhã pelas mãos de diferentes e influentes profissionais do Brasil, Inglaterra, Holanda, África do Sul, Estados Unidos, Peru, Itália, Espanha, França e Argentina.


A programação deste ano traz novidades no seu formato: as Noites de projeção ganharam corpo com atividades que começam todas as noites às 22h30 no Espaço Multimídia. Este ano também faremos duas noites de Lançamentos: livros, portfólios e, claro, em um festival que trata do futuro, revistas virtuais.
A programação de Exposições se desmembra em duas. Durante todo o dia até às 22h o visitante pode ir até uma das mostras do tradicional circuito de galerias e ocupações na cidade, composto por 2 convidados, Penelope UMBRICO e Miguel RIO BRANCO, 2 projetos sociais, Meninos do ITAE e Trecho 2.8, 1 exposição do trabalho desenvolvido pelo Teatro de bonecos de Paraty e os 6 selecionados do nosso programa de convocatória que visa estimular a jovem produção da fotografia latino-americana.

O segundo bloco de exposições é o que chamamos de Circuito Noite composto de projeções nas ruas da cidades, das 19h às 23h, com vídeos e fotografias de trabalhos escolhidos pela organização que discutem de forma extrema, o futuro, a fotografia e a imagem.

Entre as palestras, entrevistas e projeções vocês poderão encontrar uma diversidade de olhares que variam de um extremo a outro do nosso país: a mesa Vento Sul traz os gaúchos Luiz FELIZARDO e Leopoldo PLENTZ com o curitibano João URBAN; a Mesa Diário Contemporâneo traz os paraenses Mariano KLAUTAU, Roberta CARVALHO e Ricardo MACEDO. Ambos grupos (norte e sul) estão dentro da proposta do Festival de mostrar a cada edição a produção realizada fora do eixo Rio-São Paulo.

Em anos anteriores já convidamos um contigente da fotografia Pernambucana (2009) e da Fotografia Mineira (2010). Escapando do território nacional continuamos nos extremos, trazendo do extremo sul, direto de Cape Town, o fotógrafo sul-africano Pieter HUGO, que nos mostra uma África pouco conhecida e que, pelas intrigantes imagens, nos coloca diante de uma pergunta: “Há futuro possível?”.
Com um olhar irônico e contundente que, ao mesmo tempo não perde a simplicidade e poesia, incorporamos ao festival a campanha/proposta What’s next? desenvolvida pela importante revista da fotografia contemporânea holandesa FOAM. Estarão presentes Marcel FEIL (curador da revista) e Constant DULLAART artista visual com seu irreverente trabalho multimídia.
Enquanto isso, colocamos para decifrar a idéia de futuro pensadores como o curador Eder CHIODETTO e o pesquisador Mauricio LISSOVSKY, Ufa! Não termina por ai, da nossa sempre parceira Magnum Photos virá a jovem inglesa Olivia ARTHUR com seu belo e atual ensaio sobre as mulheres do mundo árabe e completando a visão internacional de futuro, Evan BADEN escancara a onda de autorretratos na internet, com seus ensaios Techicnicalle Intimate e Iluminati. Baden aborda parte deste futuro iluminado pelas telas de celulares e smartphones. Mas… não há futuro da imagem que possa ser discutido sem falar em apropriação, reciclagem e resignificação… É a vez da norte americana Penelope UMBRICO que fez do Flickr seu caldeirão de imagens!
Recheando ainda mais, esta verdadeira babel imagética- afinal o festival espelha a pluralidade da fotografia – teremos dois fotojornalistas Gustavo PELIZZON e Custódio COIMBRA, que vão nos mostrar como é o dia-a-dia na era do “Filma e Fotografa” do jornalismo mundial, enquanto os artistas Cláudia JAGUARIBE e Caio REISEWITZ, ambos nas paredes de galerias dentro e fora do Brasil, nos falam de seus trabalhos neste momento transitório da paisagem e da fotografia.
Para focarmos ainda mais nas discussões sobre Futuro e Arte trazemos a vocês o curador e crítico Paulo HERKENHOFF entrevistando o artista multimídia Miguel RIO BRANCO, um de nossos produtores sempre conectados ao futuro, afinal, boa fotografia é boa fotografia.

Dando voz a uma preocupação que frequenta o nosso meio, trazemos ao Paraty um incomum debate que não tivemos dúvidas em programar: Memória do Futuro traz o norte-americano David RIECKS, especialista em vocabulário controlado; Sérgio BURGI do IMS; Patricia DE FILIPPI da Cinemateca Brasileira; CLICIO Barroso da Fototech e mediando Carlos CARVALHO da RPCFB. Com esta mesa queremos deixar claro que estamos preocupados com nossa memória!
Além disto tudo, as mais de 500 vagas dos 28 workshops atestam a força que o leque da fotografia tem na sociedade de hoje e a importância de festivais como o Paraty em Foco, Foto Rio, Fest Foto Poa, Devercidade, Tiradentes e tantos outros (são 16 festivais ao todo). O Paraty acredita e trabalha para que os Festivais sejam verdadeiras estruturas de ampliação das REDES de difusão da produção fotográfica brasileira dentro e fora do território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.